A realidade gerada pelo Covid-19 evidenciou questões já existentes na educação. Agravou diversas situações no âmbito educacional público e privado, e ainda motivou outros problemas, demonstrando a necessidade urgente de ações mitigantes contra os efeitos da pandemia. Trouxe à tona, também, de forma bastante escancarada, a necessidade ainda maior de comprometimento e acolhimento mútuo aos professores, alunos, gestores e familiares.
De acordo com os resultados do sistema de avaliação de rendimento escolar do estado de São Paulo (SARESP), divulgado pela Seduc, 96,6% dos alunos tiveram o pior desempenho da história em 2021. Portanto, fatos e estatísticas mostram a nova perspectiva da educação no Brasil.
Diante disso, ficam as reflexões de como as instituições educacionais neste momento, podem ser solidárias e acolhedoras? e que a palavra de ordem seja “Flexibilidade”e como atribuir maior enfoque de acolhimento aos estudantes, professores, gestores e familiares?.
Na Educação todos podem ter o olhar clínico, e sensível na identificação não só dos prejuízos escolares, mas no todo contexto educacional e humano.
Munidos por essa nova realidade, tornou-se claro que assentir a essas mudanças no campo educacional, exige um comprometimento massivo de todos, tanto em políticas sociais, equidade, e de formação e valorização do docente.
Consciente desta necessidade, Aplitech Foundation tem como missão promover cursos de capacitação gratuita, apoiando toda ação de educação, e acredita que todos podem contribuir com seu melhor não só no âmbito da educação, mas em todas as esferas da sociedade.
Pelo quarto ano consecutivo, a Fundação Roberto Marinho, Canal Futura e parcerias como a Aplitech Foundation, junto de mais de 200 parceiros mobilizados online, promovem o #DiadaEducação, em 28 de abril de 2022, somada a hashtag #NEM1PRATRAS, comprometidos em uma série de atividades e temas pertinentes sobre conectividade, recuperação e equidade na educação para todos.
Para você também apoiar a Educação Brasileira, utilize as hashtags
#Nem1pratras #Diadaeducação #Aplitechfoundation.
Colunista da Aplitech Foundation
Debora Vieira – Jornalista, licenciando em pedagogia, Técnica em Gestão em Saúde, Consultora de Direitos Sociais e Humanas, gosto muito de fazer trabalhos sociais e acredito que a solidariedade, o amor e a empatia são elementos fundamentais que tornam o “Ser Humano” grande para todas as coisas.