Devido pessoalmente trabalhar no mercado cripto já algum tempo, para ser mais preciso nos ultimos 3-4 anos, pude aprender muito sobre moedas digitais, comodities digitais e valores mobiliarios digitais tokenizados.
Por que eu não disse Bitcoin e Altcoins? ou Bitcoin e criptomoedas? porque depois de + de 3 anos no mercado cripto, cheguei finalmente a conclusão que todo Bitcoin Maximalista chega, que é de que o único ativo que deve se levar a sério para fazer buy and hold e se manter exposto no longo prazo ou pra sempre é o Bitcoin.
Ainda comento sobre projetos bem bolados na web3 como Chainlink, Aethir, [escolha aqui um rollup para ethereum], a própria Ethereum, mas todos são só versões tokenizadas do mercado de ações, onde o principal objetivo ali é ter um negócio lucrativo igual a uma empresa, e por fim transformar os louros em moeda fiduciária, então não é possivel alinhar estes projetos com o Bitcoin, eles não podem ficar lado a lado como iguais.
Sim, confesso que Renato Amoedo, ALTIERI e Michael Saylor tiveram grande peso ao olhar o Bitcoin com outros olhos, não olho mais o Bitcoin como investimento, pois os três chegaram a mesma conclusão assim como milhões de pessoas que fazem parte da rede, entenderam que:
“O jogo está sabotado, os dados estão viciados e não existe investimento”
O contexto é importante e não vale ignorá-lo, cito alguns pontos que fazem parte do contexto como inflação, o reconhecimento de que pessoas chaves na economia mundial não acreditam que a expansão da base monetária gera inflação, efeito cantillon, juros negativos, impostos que ficam cada vez mais altos entre outros pontos.
Se pudesse, só utilizaria Bitcoin, mas como a narrativa de Bitcoin como reserva de valor vai ganhar, pretendo não esperar o período de hiperbitconetização da sociedade, mas eu mesmo antecipar este efeito para a minha vida, bitconizando meu salário e utilizando ocasionalmente fiat para lidar com pessoas que precisam dele.
Depois de adulto e empregado, vi realmente a força da inflação em tudo que eu gostava de comprar, mas não tinha noção pois meus pais compravam o que eu precisava como papel higiênico e chocolate. O choque de ver o BIS e o Sufflair que gostava tanto aumentar absurdamente, foi o começo, a picada de pernilongo da mudança.
Michael Saylor diz que a corrida pelo Bitcoin será de 2024 a 2034, onde todos tentaram conseguir a sua parte assim como foi na corrida do ouro nos EUA e a corrida do ouro no Brasil em Serra Pelada, pois depois de 2034 o halving vai tornar o Bitcoin muito caro para minerar e a oferta se tornará estável pelos próximos 100 anos.
Considerando tudo isso acima, a única chance que tenho é ter mãos de diamante, pois não posso competir com os grandes do mercado, mas posso estar à frente da maioria, pois mesmo com mais 15 anos de bitcoin, estamos bem no começo da caminhada ainda.