O bullying sempre esteve presente na realidade das crianças e adolescentes, mas não foi até a década de 90 que ele passou a receber sua nomenclatura oficial. A partir da sua definição foi possível contabilizar os casos existentes, medir sua frequência e gravidade e classifica-lo como uma questão de violência social e responsabilidade educacional (visto que sua maior ocorrência se da em ambientes escolares).

De fato as escolas passaram a tratar e punir atos de bullying em ambiente escolar, porém com o avanço da tecnologia e das redes sociais a violência mudou de cenário e se mostrou presente no universo virtual, longe dos muros da escola. Diante dessa nova realidade precisamos entender de que forma a própria tecnologia pode ser utilizada para combater o bullying e o cyberbullying.

Dentro do ambiente escolar a melhor solução são as campanhas antibullying e o monitoramento do comportamento dos estudantes. Ferramentas como monitoramento de telas e restrição de URLs podem fazer a diferença quando se está buscando a diminuição de ocorrências.

Além do uso direto da tecnologia no rastreio das atividades digitais dos alunos no ambiente escolar é interessante também utilizar das mesmas ferramentas para desenvolver atividades e campanhas de conscientização com os alunos.

Um exemplo formidável é a criação do aplicativo “Tigre Branco”, desenvolvido por três alunas e sua professora no colégio de ensino fundamental, 25 de julho, em Campo Bom, região metropolitana de Porto Alegre no Rio Grande do Sul.

O app criado pelas alunas propõe diversas atividades e desafios que trabalham a relação individuo e sociedade, buscando a harmonia entre o jovem, a comunidade e os colegas. O aplicativo, lançado em 2018, ganhou o prêmio “Criativos da Escola” e serve como mais um exemplo de uma das inúmeras maneiras que existem de usarmos a tecnologia para o bem.

Fontes:
http://fundacaotelefonica.org.br/noticias/alunas-criam-aplicativo-para-
combater-o-bullying-na-escola/

https://novaescola.org.br/conteudo/6748/a-tecnologia-como-aliada-no-combate-ao-bullying

http://www.ffp.uerj.br/arquivos/dedu/monografias/cmq.2.2011.pdf

Imagem de Goran Horvat por Pixabay

Colunista da Aplitech Foundation
Bruna Marcondes 
Formada em Ciências Sociais pela UFSCar, abrindo seu próprio espaço no jornalismo. Encantada pelo movimento constante da vida e pelo poder da informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *