Nos dias atuais, a tecnologia tem se tornado um grande aliado da educação e traz grandes benefícios tanto para os professores como para alunos, virando uma parte essencial no âmbito acadêmico.
Esse avanço trouxe vários materiais para o ramo da educação, como tablets, lousas digitais, celulares e aplicativos. Isso foi bom para os educadores porque ajuda a identificar onde os alunos têm mais dificuldade e para os estudantes pois tornou o aprendizado mais fácil e até mais divertido.
Por outro lado, isso exigiu algumas mudanças que, às vezes pode ser difícil de lidar, o professor que teve que adaptar sua maneira de ensinar para dar espaço ao digital nas salas de aula, e o aluno precisa começar a entender essas novas tecnologias desde cedo.
Mas não adianta nada saber usar a internet se não tiver boas condições e infraestrutura adequada. Segundo uma pesquisa realizada pela Cetic em 2018, revela muitos dados:
78% das escolas não possuíam um monitor de informática em seus laboratórios, 81% não tinham um professor de informática nas suas instituições ou alguém para orientar os demais professores sobre o uso da Internet, 49% possuem até cinco computadores de mesa para uso pedagógico, em escolas urbanas apenas 6% das instituições usam computadores nas classes, 37% em bibliotecas ou salas de estudo e 58% nos laboratórios de informática.
O uso de ferramentas midiáticas na sala de aula virou uma necessidade em todas as escolas, dando avanço a educação e preparando a geração Z para o ambiente do século XXI..
Colunista Aplitech Foundation
Patricia Oliveira
Patrícia Oliveira, jornalista, apaixonada pelo universo da mídia e comunicação