Industria 4.0 ou simplesmente 4° Revolução Industrial é um conceito que vem sendo cada vez mais abordado hoje em dia, uma Revolução Industrial é um período marcado por uma grande evolução de Maquinas e Tecnologias sendo no modo de como elas operam e funcionam, é um período marcado também por uma mudança radical no modo de como as pessoas realizam suas atividades diárias e de como o mundo funciona.
Tivemos a evolução de maquinas manuais para tecnologias de ponta que reduziam a necessidade da intervenção humana, consequentemente isso acarretou também na evolução da eletricidade pois surgiu uma necessidade da mesma com o surgimento de tecnologias e maquinas mais avançadas que consumiam mais energia, toda essa evolução de maquinas e tecnologias trouxe um aumento da renda dos trabalhadores pois a demanda por operadores que sabiam lidar com maquinas era muito grande e requisitada, essa grande demanda trouxe uma maior necessidade de formação para os operadores de maquinas se especializarem, o que levou a criação de mais instituições de ensino, consequentemente mais cursos sendo ofertados, formando cada vez mais pessoas e espalhando cada vez mais conhecimento.
Bem, como podemos ver uma revolução industrial é algo que move o mundo, rumo a um futuro desconhecido, sempre evoluindo recursos para algo mais eficiente e que reduza cada vez mais a necessidade da intervenção humana em processos onde uma máquina possa desempenhar as tarefas e atividades com mais desempenho diminuindo a incidência de erros humanos em processos.
O Conceito de Industria 4.0 começou a surgir em 2011, e foi fortemente apoiado pelo governo alemão, assim como empresas de tecnologia, faculdades e centros de pesquisa, esse conceito propõe uma forte mudança no modo de como as fabricas operam hoje em dia, digamos que com mais automatização.
A Ideia de Industria 4.0 é baseada que se nós integrarmos maquinas, sistemas e outros dispositivos tecnológicos em empresas ou até mesmo em nosso cotidiano, haverá uma maior otimização e eficiência em nossas rotinas e em processos empresariais, essas tecnologias poderão criar redes inteligentes e até utilizar a informação de forma mais eficiente, maquinas utilizando a informação para controlar a produção de uma fábrica de maneira autônoma, as próprias fabricas agendando manutenções, prevendo falhas em seus processos, e etc. Além disso nós poderíamos ter mais otimização e mais facilidade em executar tarefas do nossos dia dia que antes exigiam tempo e demais recursos e hoje estão na palma de nossas mãos.
No Brasil diversas industrias ainda estão em fase de transição da Industria 2.0 (Linhas de Montagem e Energia Elétrica) para a Industria 3.0 (Automação por meio da Eletrônica, Robótica e Programação) , um método de resolver o problema seria um foco maior na implantação de robôs industriais para facilitar as linhas de produção e montagem somado com um grande incentivo de diversas partes da sociedade como o Governo oferecendo incentivos, Instituições Acadêmicas e Centros de Pesquisa oferecendo cursos de especialização, superiores e dentre outros com o objetivo de formar profissionais competentes para lidar com as novas ferramentas e mudança no cenário de mercado de trabalho, etc…
A Industria 4.0 é algo que já está em pratica e que traz diversos impactos para a sociedade como novas possibilidades de produtos a serem criados e oferecidos aos clientes (Novos Modelos de Negócios) novos métodos das empresas operarem, grande evolução da Tecnologia para acompanhar o cotidiano de diversas empresas, novos métodos de se realizar atividades e rotinas e dentre outras demais coisas que só podemos imaginar.
Colunista Aplitech Foundation
Gabriel Rodrigues dos Reis – Graduando em Gestão da Tecnologia da Informação, Apaixonado pela Escrita, Tecnologia, Design e Harry Potter, Colunista do Aplitech Foundation, Redator da Ong Estrela Milinha, Desenvolvedor Web e Designer Gráfico
Entre elas o desemprego em massa! A fome e a miséria daqueles que não serão mais úteis para o mercado produtivo! Aqui onde moro já são mais de 3 mil cobradores de ônibus sem trabalho, pois agora o motorista está fazendo o trabalho deles e em breve nem os motoristas terão trabalho, pois a automação dos veículos retirará de circulação milhares de motoristas profissionais!
Isso é só o começo, pois as linhas de montagem já estão dispensando milhares de trabalhadores e substituindo por máquinas! Na minha visão e de muitos, será o fim do trabalho como conhecemos e o início da miséria como jamais vimos!
Em breve nem escritores, pensadores e professores serão dispensados de suas funções, pois a AI será mais inteligente que o mestres!
O que achar disso? Como superar isso com milhares de pessoas que ainda usam de sua inteligencia e mãos para ganhar o pão de cada dia! Como será a vida destas pessoas?
Eu tenho meu pé bem atrás sobre esta tal revolução 4.0!
Obrigado pelo texto e parabéns.
Deixo aqui meu contra ponto para refletirmos melhor sobre o tema!