Você que está lendo este texto, que é jovem em busca no primeiro emprego, seja como aprendiz, estagiário, auxiliar, etc. Sabe o que é LinkedIn?
O LinkedIn é uma rede social, que tem como principal objetivo conectar pessoas (ok, isso é objetivo de todas asredes sociais), com a diferença é que ela tem como primícia o fazer network, fazer contato com empresas, empregadores e pessoas que assim como você também estão buscando algo a nível profissional. Sim, profissional! O LinkedIn não é para postar fotos na praia ou para paquerar, mas sim para você se destacar como profissional. E mesmo para quem não tem uma carreira consolidada ou está iniciando uma jornada profissional, é possível e recomendado que você utilize.
Além de fazer conexões, ver as empresas que estão contratando, você fica por dentro das áreas que você mais gosta, pega dicas com criadores de conteúdo, de marketing ao pessoal do RH. Claro, que sempre tem alguém querendo ser o dono da razão, com fórmulas milagrosas, buscando mais status do que o necessário, mas isso tem em todo lugar, aí é só filtrar o que é bom ou não para você.
A primeira dica pra você é colocar uma foto legal no perfil, pode ser inclusive uma selfie, sem gestos e sem caretas, e sem óculos escuros. Tente dar um ar de seriedade, sorria. Imagine que a foto precisa passar credibilidade.
Segundo, na parte do título escreva algo que chame a atenção, não escreve “procurando emprego”, mas sim, a área que você busca, deseja ou está estudando. Utilizando palavras chave. Por exemplo, uma pessoa que está concluindo o ensino médio, pode colocar Jovem Aprendiz | Auxiliar administrativo, ou seja mais de um termo, e sempre separada por esta barra (|). E o porquê disso, é que quando um recrutador busca um profissional, ele pesquisa por palavras chave. Se você colocar algo como “Esperando um emprego legal”, as chances de alguém de achar são pequenas. Agora, se você faz um curso técnico ou uma faculdade em contabilidade, por exemplo, pode repetir os mesmos termos e colocar mais alguns da sua área como Jovem Aprendiz | Auxiliar administrativo| Estagiário de contabilidade| Assistente financeiro.Lembrando sempre de usar letras maiúsculas em cada termo.
Quando for criar, coloque seu nome de forma personalizada, mesmo que abreviando um sobrenome, assim você pode copiar o link direto http://linkedin.com/in/seunomeaqui
E a dica mais valiosa: Seja sincero! Não coloque coisas falsas e informações que não existam. E principalmente, se engaje na rede, leia conteúdos, comente postagens relevantes, adicione pessoas, mesmo de áreas que você não se identifica. Escreva também, talvez algo que você escreva possa impactar alguém, mas só se sentir à vontade, é claro. Mas, lembrando que o LinkedIn, você pode comentar posts diversos, mas cuidado para não entrar em polarizações extremistas, ou fazer comentários preconceituosos ou deixar a rede muito pessoal e pouco profissional.
Isso pode ajudá-lo na sua trajetória, obviamente, que não significa que você irá conseguir um emprego de uma hora para outra, mas vai te dar um olhar diferente. E também, quando você enviar seu currículo, o recrutador provavelmente irá ver seu LinkedIn, e isso pode ser um grande aliado para você. Então, respondendo à pergunta inicial deste artigo. Vale a pena sim utilizar o LinkedIn mesmo sem ter experiência, não espere acontecer um emprego para começar, aproveite para se aprimorar, e tem máxima: “Quem não é visto, não é lembrado”.
Colunista da Aplitech Foundation
Tamires Ribeiro Fonseca. Sou comunicóloga e professora. Adoro descobrir coisas novas. Sou uma entusiasta da tecnologia, da música, do cinema e da fotografia.