Você sabe o que significa programar e por que esse assunto está tão em alta nos últimos anos?
Quando falamos em programação de computadores falamos do ato de descrever, por meio de códigos e linguagens específicas, as tarefas que uma máquina deve realizar. Um computador é uma maquina capaz de processar diferentes informações e dados, a forma e a finalidade do processamento desses dados são decididas a partir da programação.
O programador é a pessoa que tem o conhecimento necessário para transformar códigos em ações. Para isso ele dispõe do código fonte. Código fonte é um aglomerado de palavras (ou comandos) “escritas” em alguma linguagem de programação que representam as instruções determinadas para uma máquina. Portanto, a linguagem de programação transforma o Código fonte em algo com sentido para o computador.
O produto final da programação é o Software, ele é composto de um código fonte que pode ser constituído de uma ou mais linguagens de programação que são compiladas, interpretadas e executadas pelo computador.
Acredito que ao descrever o que é programação fica implícita sua importância, mas de qualquer forma vale a pena ressaltar o quanto precisamos dela. Programação não só é importante como é imprescindível no contexto em que vivemos. Qualquer atividade que se realize em um dispositivo, desde usar um aplicativo ou criar um novo, necessita de programação. Apesar de sua importância, de 100 mil vagas abertas todos os anos para profissionais de TI, quase 20% não chegam a ser preenchidas. Para além de uma atividade importante em si, atualmente a programação também representa uma oportunidade de inserção e crescimento no mercado de trabalho.
Fontes: telesintese.com.br; idocode.com.br
Colunista da Aplitech Foundation
Bruna Marcondes
Formada em Ciências Sociais pela UFSCar, abrindo seu próprio espaço no jornalismo. Encantada pelo movimento constante da vida e pelo poder da informação.