Do Pong em 1992 até Cyberpunk 2077 em 2020 podemos ver o quanto o mercado de jogos-eletrônicos se transformou e cresceu, agora com tecnologias mais refinadas e gráficos cada vez mais realistas e não podemos esquecer que a indústria de jogos hoje é tão colossal ou até mesmo maior que a indústria do cinema e da música, porém nem tudo são cogumelos verdes e a indústria que muitos (inclusive eu) amam, já passou por momentos complicados.
Na década de 80 a maior empresa de games, a Atari foi responsável por dois jogos catastróficos: Uma versão do divertido pac-man, o famoso come-come dos fliperamas que foi portado para o Atari 2600 com uma qualidade péssima e do jogo E.T. O Extra Terrestre aquele do filme que muitos de nós temos boas lembranças, esse jogo é tão confuso que tem pessoas que não sabem como jogar direito até hoje. Sendo esses jogos de enorme expectativa tanto por levar um jogo que só podia ser acessado nas máquinas de fliperama para dentro de casa ou por ser um jogo de um filme maravilhoso, esses produtos não corresponderam às expectativas e na verdade foram uma grande decepção para quem jogou e uma catástrofe para a Atari.
Mesmo a Gigante da época decepcionando os jogadores, eles poderiam encontrar amparo em outras empresas, certo? Errado! Os jogos eram feitos com componentes eletrônicos relativamente comuns, então era considerado fácil fazer a engenharia reversa e modificar os cartuchos, por isso existiam vários jogos modificados de baixa qualidade e o pior, talvez eles nem funcionassem no seu Atari (ou em um dos diversos de seus clones como o Dynavision).
Com tantos jogos de baixa qualidade e até mesmo sem a garantia de sequer funcionária, ocorreu Crash dos videogames de 1983 o que causou uma grande recessão nesse mercado que até então aparentava ser promissor, o fato é: As pessoas não confiavam mais na qualidade dos jogos da época, e o que era pra divertir acabava frustrando. Apenas com a tática da gigante Nintendo de lançar videogames como se fossem brinquedos e criou políticas quanto a qualidade dos jogos que mais uma vez o mercado de jogos voltou a ser relevante e a crescer novamente.
Hoje mais de 35 anos depois, ainda existem jogos com qualidade duvidosa ou meios de monetização abusivos, porém as ferramentas evoluíram, e atualmente é possível criar jogos com mais qualidade e compatibilidade para diversas plataformas e funcionando como deveriam. Com o Gdevelop é possível criar jogos em 2 dimensões que funcionam no navegador ou em sistemas como: Android, IOS, Windows, Mac e Linux. A Aplitech Foundation está lançando um curso da ferramenta que nas palavras do próprio site: “GDevelop é um Motor de Jogo para jogos de multiplataforma de código aberto projetado para todos – é versátil, rápido e fácil de aprender.”
E não para por aí, o Gdevelop também é compatível com a ferramenta AdMob, o que possibilita integração de anúncios nos jogos que você criar, assim conseguindo até mesmo lucrar com o desenvolvimento de jogos. Espero que tenha gostado do artigo e caso tenha curiosidade em conhecer, vou deixar o link para os jogos do Atari que comentei no artigo para jogar online, basta apertar a tecla espaço para começar o jogo:
Pac-Man – http://www.free80sarcade.com/2600_Pac_Man.php
ET – http://www.free80sarcade.com/2600_ET.php
Colunista da Aplitech Foundation
Wallace Henrique: “Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.”, Estudante de Farmácia que busca transformar o mundo compartilhando conhecimento e boas ideias.